O que é Shiatsu e seus benefícios? Venha saber neste artigo.
368
post-template-default,single,single-post,postid-368,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
shiatsu

O que é Shiatsu e seus benefícios?

O shiatsu surgiu no século XX, no Japão e tem proporcionado diversos benefícios a quem o adota. Já faz algum tempo que o Ministério da Saúde o reconheceu e atualmente sua indicação é para a prevenção e tratamento de diversas doenças.

shiatsu

Pode-se dizer que essa técnica Japonesa é similar a acupuntura já que se utiliza da acupressão. No entanto, não são usadas agulhas e por essa razão ela tem chamado a atenção de inúmeras pessoas por ser bem conveniente.

No corpo existem canais de energia. O que o shiatsu faz é estimular alguns pontos para que haja o desbloqueio e reequilíbrio do fluxo de energia. Com isso, o paciente passa a ter uma autoconsciência do corpo podendo melhorar ou simplesmente racionalizar sua auto imagem.

Como funciona

Essa técnica japonesa faz uso da fricção, pressão, vibração, percussão e imposição dos dedos e mãos em áreas e pontos específicos do corpo. Também é feita uma movimentação de articulações além da manipulação das estruturas esqueléticas e musculares.

Tudo isso para que atue na circulação energética utilizando técnicas que tonificam, sedam e regulam.

O profissional faz uso dos seus polegares, palma da mão e até o cotovelo para pressionar pontos ao longo do meridiano do corpo do paciente. Isso é feito de forma ritmada e modulada. É através desses toques que a energia vital é desbloqueada.

Também são utilizadas técnicas de manipulação, rotações de juntas, alongamento dos tendões e músculos e pressão nos músculos doloridos e tensos. Desta forma há uma melhora na circulação do sangue e também na linfa.

O resultado de tudo isso? Tanto o sistema nervoso quanto o muscular fica mais relaxado e acaba desenvolvendo um ritmo de respiração bem mais eficiente. Isso sem falar que há um equilíbrio energético muito melhor.

Benefícios do Shiatsu

Essa técnica oriental faz com que o indivíduo tenha uma nova consciência de si. Ela permite que haja uma integração consigo e desenvolve uma sensação de bem estar, leveza, equilíbrio e vitalidade.

Antes de iniciar a sessão que dura cerca de uma hora, o paciente passa por uma avaliação do terapeuta. Somente após isso é que é realizada a terapia em si.

O paciente não precisa se despir nem será necessário utilizar cosméticos para a aplicação desta técnica. Qualquer pessoa pode fazê-lo já que muitas sofrem com dores nos músculos, articulações e coluna. Sendo assim, os benefícios que o shiatsu promove são:

  • Relaxamento do corpo e da mente;
  • Restabelecimento e reequilíbrio da energia corporal;
  • Melhorias psicológicas;
  • Melhoria na respiração e na postura física;
  • Sistema circulatório apresenta uma melhora;
  • Sensação de bem estar aumentada.

Indicação

O shiatsu é indicado para tratar o estresse, harmonizar o interior, revitalizar, promover o relaxamento de forma geral e reequilibrar os centros de energia. Essa técnica desenvolve a consciência e a sensibilização corporal, mantém e previne a saúde. Também elimina toxinas, alivia dores e até o peso sobre nuca e ombros entre outros.

Resumindo

A técnica oriental shiatsu promove diversos benefícios ao corpo humano. Através do reequilíbrio energético o paciente passa a ter um alívio do estresse e dores, relaxa o corpo e a mente entre outros tantos benefícios.

Comente, deixe seu comentário sobre esse tema e compartilhe nossa página nas suas redes sociais.

No Comments

Post A Comment