Quais os benefícios da Terapia Manual? Aprenda lendo o artigo
348
post-template-default,single,single-post,postid-348,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-11.0,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive
Quais os benefícios da Terapia Manual

Quais os benefícios da Terapia Manual

Uma das áreas que a Fisioterapia possui é a terapia manual. Nela são utilizados um conjunto de técnicas, todas manuais, para que o paciente consiga usufruir dos seus benefícios. Dentre essas técnicas estão trilhos fasciais, Maitland, Cadeiras Musculares, Quiropraxia, Mulligan, Osteopatia entre outros.

Quais os benefícios da Terapia Manual

O profissional que é habilitado a realizar esse trabalho é o fisioterapeuta, pois ele irá aprender a fazer uma avaliação do paciente como um todo. A dor que ele sente bem como a disfunção são avaliadas com o intuito de detectar anormalidades no movimento. Também são feitos testes nos tecidos estruturais anatômicos.

A visão que se tem do organismo é global e são utilizados recursos terapêuticos e diagnósticos nas estruturas que não sofrem a atuação da fisioterapia convencional. Um bom exemplo disso são a manipulação visceral, neural, craniana, miofascial e as mobilizações articulares acessórias.

A terapia manual se mostra muito interessante e apresenta diversos benefícios. Um dos que chama mais a atenção é o fato do paciente ser tratado sem que seja preciso encostar na região que a dor está localizada.

Quando é indicado sua utilização

Os problemas que comumente são observados na população Brasileira são as dores na lombar, coluna cervical, articular e tendinite. Nesses casos e também na reabilitação pós-fratura entre outras situações é que é indicado utilizar esse ramo da fisioterapia.

O fisioterapeuta devidamente capacitado para realizar essa terapia irá utilizar suas mãos para que o organismo recomponha sua capacidade de realizar reparos. Desta forma, os tecidos terão suas propriedades mecânicas afetadas pela manipulação como é o caso da força, alongamento e elasticidade.

Benefícios que a terapia manual proporciona ao paciente

Paciente que tem deficiência neuromuscular que tenha sido ocasionada por uma lesão musculoesquelética pode ser tratado com essas técnicas. Quem apresenta perda do movimento e do equilíbrio além de pessoas que possuem uma postura incorreta também pode se tratar com essas técnicas.

Mas se existem tantos medicamentos para os mais variados fins por que não tomar algum deles? Por que fazer esse tipo de terapia?

Os medicamentos atuarão na dor que o paciente sofre e trará alívio imediato. Mas quando seu efeito passar todo o quadro de dor retorna. Ou seja, a medicação não vai tratar a causa, mas o sintoma.

O que está causando aquela dor no paciente? Pode ser uma tensão, encurtamento muscular ou até uma contratura ou articulação que não tem uma boa movimentação, por exemplo. Existem vários motivos que podem causar aquela dor que tanto pode ser aguda quanto crônica.

O agente que causa a dor no paciente não é passível de modificação apenas com um anti-inflamatório ou analgésico. A utilização desses medicamentos pode ter um efeito contrário e até agravar o quadro já que o organismo não percebe que está sendo agredido.

Sendo assim, percebe-se que o ato de tratar o paciente sem que a região que sofre dor seja encostada é um dos seus benefícios. Mas ainda existe outro que pode-se dizer ser o principal que é tratar o agente causador da dor. Assim o paciente passa a ter mais qualidade de vida após ser tratado com a terapia manual.

Resumindo

A terapia manual é uma ótima saída para o paciente que sente dores. O uso apenas dos medicamentos não é capaz de tratar a causa deste problema em si. Ao se tratar com essas técnicas ele passa a ter mais qualidade de vida devido ao sucesso do tratamento.

Deixe sua opinião e faça o compartilhamento de nossa página.

No Comments

Post A Comment